“Muitos destroem sonhos com a própria boca”, diz pastor ao alertar sobre a murmuração

  • 16/01/2026
“Muitos destroem sonhos com a própria boca”, diz pastor ao alertar sobre a murmuração
“Muitos destroem sonhos com a própria boca”, diz pastor ao alertar sobre a murmuração (Foto: Reprodução)

O modo como uma pessoa fala — e como ela se vê — pode determinar se ela avança para a “Terra Prometida” ou se permanece “morrendo no deserto”. Esse foi o ensino do pastor Joel Engel na terça-feira (13).

“Todos conhecem a história do povo que saiu do Egito. Quando eles chegaram próximo da Terra Prometida, sua palavra definiu quem entrou na Terra Prometida e quem morreu no deserto”.

Com base em Números 13, Engel destacou o contraste entre a fé e a incredulidade: enquanto Calebe acreditava que os israelitas iriam tomar a terra, os outros espias disseram que não poderiam vencer, pois eram “como gafanhotos” aos olhos do inimigo.

“Como você se vê?”, perguntou o pastor. “Você se vê como um gigante ou como um gafanhoto? Da forma que você se vê, seu inimigo vai ver você também.”

Creia nas promessas de Deus

Engel afirmou que a promessa de Deus não é improvisada: “Quando Deus te dá um sonho, a primeira coisa que você tem que ter é uma visão clara do sonho que você quer gerar”, disse.

Ele ensina que “crer nas promessas de Deus” é a primeira chave para uma vida de avanços. A questão é que muitos reconhecem a promessa mas, logo depois, mudam o foco para o problema.

“Eles não negaram a promessa, mas a neutralizaram. E esse ‘mas’ cancela a fé”, destacou.

Para exemplificar, Engel citou situações comuns do dia a dia: “Vamos fazer tal coisa… aí a pessoa diz: ‘ah, tá, mas eu não tenho dinheiro’. Pronto, acabou. Pode esquecer.”

Por isso, ele alerta: “O vencedor tem disciplina, tem rotina, tem vocabulário, tem visão, tem foco. Ele não fala qualquer coisa para se distrair. Ele fala aquilo que está alinhado com o objetivo.”

Sonhos também se constroem com palavras

Engel também ensina que as palavras são como um “material de construção”.

“Deus criou os céus e a terra com a palavra. E nós precisamos construir sonhos usando o material certo. Assim como essa casa é construída com cimento, areia e água, assim também o sonho é construído com as promessas de Deus, com a Palavra.”

Por isso, ele alertou para o perigo da murmuração, afirmando que as palavras têm consequências espirituais: “A murmuração atrai o destruidor”, disse. “Muitos não entraram na Terra Prometida, porque destruíram o sonho com a própria boca.”

Engel ainda apontou o medo como outro “matador de sonhos”. “Tem gente que não vai para Israel porque o medo de andar de avião é mais forte do que a fé no Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Quem é maior: teu medo ou teu Deus?”, questionou.

Por fim, Engel incentivou: “Está chegando uma geração que vai avançar, que vai conquistar esta nação e alcançar as nações da terra. E se você carrega o DNA dos conquistadores, então comece a se mover.”

Veja a pregação completa:

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/muitos-destroem-sonhos-com-propria-boca-diz-pastor-ao-alertar-sobre-murmuracao.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes