Número de pessoas que dizem ‘sim’ para Deus e não para ‘igreja’ cresce na América Latina

  • 05/12/2025
Número de pessoas que dizem ‘sim’ para Deus e não para ‘igreja’ cresce na América Latina
Número de pessoas que dizem ‘sim’ para Deus e não para ‘igreja’ cresce na América Latina (Foto: Reprodução)

Um novo estudo descobriu que o número de pessoas que têm fé em Deus, mas não frequentam uma igreja aumentou na América Latina.

O relatório do pesquisador da Universidade do Texas, Matthew Blanton, mostrou que mais latinos estão dizendo ‘sim’ para Deus e ‘não’ para a igreja.

Publicado em setembro deste ano, o estudo se baseou em dados de 20 anos de pesquisas em 17 países da América Latina com 220 mil entrevistados.

Segundo Blanton, o cenário religioso está passando por uma mudança no continente tradicionalmente dominado pelo catolicismo.

O número de cristãos protestantes e pentecostais teve um alto crescimento. Em 1970, apenas 4% dos latino-americanos eram protestantes; em 2014, subiu para quase 20%.

Além disso, existe uma tendência dos latinos rejeitarem a igreja e a fé institucional. De 2008 a 2023, a quantidade de pessoas que frequentam a igreja pelo menos uma vez por mês diminuiu de 67% para 60%. A porcentagem de latinos que nunca frequentam a igreja saltou de 18% para 25%.

O número de pessoas que não possuem filiação religiosa também cresceu de 7% em 2004 para mais de 18% em 2023.

Os países menos religiosos da região são Uruguai, Chile e Argentina. Enquanto Guatemala, Peru e Paraguai são os mais religiosos.

Continuam crendo em Deus

Porém, o pesquisador Matthew Blanton observou que os latinos continuam crendo em Deus mesmo frequentando menos a igreja e não se filiando a uma denominação.

“Examinei a ‘importância religiosa’ – o quão importante as pessoas dizem que a religião é em suas vidas diárias. Podemos pensar nisso como religiosidade pessoal, em oposição à religiosidade institucional ligada a congregações e denominações formais”, explicou ele.

A porcentagem de pessoas que consideram a fé muito importante em suas vidas aumentou de 60% para 64%, de 2010 a 2023.

Padrão de declínio da fé diferente

Cerca de 86% dos latinos que não congregam em uma igreja afirmam acreditar em Deus ou em um poder superior. Uma grande quantidade de não filiados também crê em anjos, milagres e que Jesus retornará à Terra durante sua vida.

“O que estamos vendo na América Latina, eu diria, é um padrão fragmentado de declínio religioso. A autoridade das instituições religiosas está diminuindo; menos frequentam os cultos. Mas a crença pessoal não está se desgastando. A importância religiosa está se mantendo estável, até mesmo crescendo”, comentou Blanton.

E observou: “Esse padrão é bastante diferente da Europa e dos Estados Unidos, onde o declínio institucional e a crença pessoal tendem a andar juntos”.

Para o pesquisador, esse padrão diferente é resultado do sincretismo religioso que se desenvolveu na história e na cultura da América Latina.

“As pessoas frequentemente combinam elementos de crenças indígenas, práticas católicas e movimentos protestantes mais recentes, criando formas pessoais de fé que nem sempre se encaixam perfeitamente em uma única igreja ou instituição”, comentou.

“Para muitos latino-americanos, deixar para trás um rótulo religioso ou rejeitar a igreja não significa abandonar a fé”, concluiu.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/numero-de-pessoas-que-dizem-sim-para-deus-e-nao-para-igreja-cresce-na-america-latina.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes