Netanyahu cita rei Ciro e diz que Israel está pronto para ajudar o povo do Irã

  • 12/01/2026
Netanyahu cita rei Ciro e diz que Israel está pronto para ajudar o povo do Irã
Netanyahu cita rei Ciro e diz que Israel está pronto para ajudar o povo do Irã (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao Erin Molan Show, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu destacou o histórico de amizade entre os dois povos e afirmou que Israel apoia o povo iraniano, e não o regime islâmico que governa o país.

Netanyahu deixou claro que “Israel está pronto para ajudar o povo do Irã”, que vive sob um regime repressivo há quase 50 anos e tem se manifestado nas ruas em busca de liberdade.

Para reforçar a boa relação entre os dois povos, Netanyahu recorreu a figuras bíblicas para destacar a antiga amizade entre judeus e persas.

Ele mencionou o rei Ciro, da Pérsia, citado no livro de Esdras (capítulo 1), que, no século VI a.C., permitiu o retorno dos judeus do exílio na Babilônia e autorizou a reconstrução do Templo em Jerusalém.

“Celebramos um grande rei ... o rei Ciro, que trouxe os judeus de volta do exílio na Babilônia para a Judeia, onde foi construído o Segundo Templo para o povo judeu. Ele foi um grande rei e um grande amigo”, afirmou Netanyahu, defendendo que essa tradição de cooperação deveria prevalecer.

Por outro lado, o primeiro-ministro mencionou Hamã, personagem do livro de Ester, descrito como inimigo mortal dos judeus, comparando-o a Hitler.

Para Netanyahu, o atual regime iraniano segue mais a “tradição de Hamã”, marcada pelo desejo de aniquilação, do que a de Ciro, pautada pela convivência e pelo respeito.

Repressão e expansão do terror

Segundo ele, o governo de Teerã “não está interessado no bem-estar de sua própria população” e desperdiçou recursos bilionários ao financiar grupos terroristas e regimes aliados, em vez de investir em infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico.

Netanyahu comparou as realidades econômicas dos dois países para evidenciar o contraste:

“A economia israelense é maior do que a iraniana, apesar de termos apenas cerca de 10 milhões de habitantes, enquanto o Irã se aproxima de 100 milhões”, afirmou.

Para o premiê, isso evidencia como o regime iraniano priorizou a repressão interna e a expansão do terror no exterior, deixando sua população em situação de empobrecimento e sem perspectivas.

Operação Leão Ascendente

Questionado pela entrevistadora sobre a chamada “Guerra de 12 dias” e se Israel teria ido além sem a proposta dos EUA para o cessar-fogo, Netanyahu respondeu que os objetivos militares foram claramente definidos e cumpridos.

O foco, segundo ele, foi atingir instalações nucleares e de produção de mísseis, além de outros alvos estratégicos.

“O colapso do regime não fazia parte da operação Leão Ascendente. Poderia ser um resultado, mas não era o objetivo”, explicou, acrescentando que mudanças profundas precisam partir do próprio povo iraniano.

Mortes e prisões

A entrevista ocorre em meio a protestos populares que já chegam ao 16º dia consecutivo em diversas cidades do Irã.

As manifestações, lideradas principalmente por jovens e mulheres, têm denunciado repressão, crise econômica e falta de liberdades civis.

Os protestos se espalharam por todas as 31 províncias do país, com mais de 500 atos registrados, segundo a Human Rights Activists News Agency.

Além disso, há relatos de mais de 500 mortos e mais de 10 mil prisões, em meio a um apagão de internet imposto pelo regime iraniano para conter a mobilização.

Apesar da resposta dura das forças de segurança, os protestos continuam se espalhando, revelando, segundo Netanyahu, o profundo desgaste do regime e o anseio da população por mudança.

“Eles merecem assumir o controle do próprio destino. São um povo antigo e extraordinário”, concluiu o líder israelense.

Para ele, com o tempo, a postura de amizade e reconstrução – simbolizada por Ciro – acabará prevalecendo sobre a violência e a opressão.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/netanyahu-cita-rei-ciro-e-diz-que-israel-esta-pronto-para-ajudar-o-povo-do-ira.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes