Cresce para 388 milhões o número de cristãos perseguidos no mundo, diz Portas Abertas

  • 14/01/2026
Cresce para 388 milhões o número de cristãos perseguidos no mundo, diz Portas Abertas
Cresce para 388 milhões o número de cristãos perseguidos no mundo, diz Portas Abertas (Foto: Reprodução)

O número de cristãos perseguidos ao redor do mundo por sua fé aumentou para mais de 388 milhões, revelam dados da Lista Mundial da Perseguição 2026 (LMP26), lançada nesta terça-feira (13) pela missão Portas Abertas.

A pesquisa, que analisou o período entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025, mostra um agravamento da perseguição extrema, que agora atinge 15 países — dois a mais que no ano anterior. 

Síria e Mali passaram a integrar o grupo das nações com perseguição considerada extrema. O Nepal voltou à Lista Mundial da Perseguição (LMP) em 2026, ocupando a 46ª posição. A última vez que o país havia aparecido no ranking foi em 2022. O retorno reflete o aumento da violência, com mais cristãos sendo presos, sofrendo abusos físicos e psicológicos e um número maior de igrejas atacadas.

O Guiame teve acesso à publicação, que apontou que, dos 50 países que compõem o ranking, 34 apresentaram aumento na pressão contra cristãos. 

A Coreia do Norte continua no topo da lista. A Síria saltou da 18ª para a 6ª posição, impulsionada por um forte crescimento da violência, incluindo ataques a igrejas, fechamento de escolas cristãs e assassinatos de cristãos. Já o Mali ocupa o 15º lugar, mesmo após cair uma posição em relação a 2025.

A queda do regime de Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, abriu espaço para milícias locais e grupos armados, tornando os cristãos sírios ainda mais vulneráveis à intimidação, extorsão e ataques. 

“O ataque de junho em Damasco, que matou 22 cristãos, destruiu qualquer ilusão de segurança. Essa realidade exige atenção urgente: quando a proteção estatal colapsa e a ideologia extremista ocupa o vazio, minorias religiosas pagam o preço. O mundo não pode virar as costas novamente”, explica Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas Brasil.  

(Foto: Reprodução)
Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas Brasil. (Foto: Portas Abertas Brasil)

Perseguição sem precedentes na África Subsaariana 

A África Subsaariana concentra hoje 14 países na Lista Mundial da Perseguição. Sudão, Nigéria e Mali atingiram a pontuação máxima possível em violência – as únicas três nações com essa pontuação no mundo.

Há 10 anos, os países da região somavam 49% da pontuação máxima de violência. Em 2026, esse número saltou para 88%, evidenciando uma escalada dramática.

A Nigéria permanece como o país mais letal para cristãos e atraiu atenção internacional após uma série de ataques mortais contra comunidades cristãs e o sequestro em massa de 303 crianças em idade escolar, o que levou à intervenção dos Estados Unidos.

Dos 4.849 cristãos mortos no mundo por causa da fé no período analisado, 3.490 eram nigerianos — um aumento em relação aos 3.100 do ano anterior e 72% do total.

(Foto: Reprodução)
Aumento de 72% de cristãos mortos, faz da Nigéria o país mais mortal para os seguidores de Cristo. (Foto: Portas Abertas)

O aumento da violência contra cristãos em 2026

A Lista Mundial da Perseguição 2026 revela que, mesmo com a redução de ataques a igrejas e propriedades, os índices de violência física e sexual aumentaram de forma significativa.

Dentre os principais dados do relatório deste ano, estão:

- Cristãos mortos por causa da fé: aumentou de 4.476 (2025) para 4.849 (2026);

- Cristãos abusados física ou mentalmente: subiu de 54.780 para 67.843 casos;

- Casos de estupro ou assédio sexual: cresceram de 3.123 para 4.055;

- Casamentos forçados com não cristãos: aumentaram de 821 para 1.147;

- Cristãos condenados por causa da fé: subiram de 1.140 para 1.298;

- Cristãos forçados a fugir ou se esconder dentro do país: saltaram para 201.427;

Por outro lado, o número de cristãos sequestrados caiu para 3.302, mas permanece em níveis críticos. Já o total de cristãos obrigados a deixar o país diminuiu para 22.702, mas ainda representa milhares de vidas desarraigadas.

Segundo a Portas Abertas, embora os ataques a igrejas e propriedades tenham caído de 7.679 para 3.632, a África Subsaariana e a Ásia continuam sendo os epicentros da perseguição a comunidades cristãs, impulsionados por grupos extremistas e governos autoritários.

Sinais de esperança em meio à perseguição

A missão também destacou que, apesar do cenário global grave, alguns países apresentaram avanços.

Em Bangladesh, houve uma redução de 20% na violência após a queda da presidente Sheikh Hasina em agosto de 2024. O líder do governo interino, Muhammad Yunus, fez declarações públicas sobre a importância das liberdades religiosas, embora as próximas eleições possam testar esse compromisso.

Na Malásia, a Justiça ordenou a reabertura do caso do pastor Raymond Koh, sequestrado em 2017. Um tribunal determinou que policiais malaios haviam forjado o sequestro e ordenaram uma indenização de US$ 7,4 milhões à família. Continua sendo um caso raro em que o Estado foi responsabilizado por sua perseguição.

Na América Latina, houve um reconhecimento crescente dos riscos enfrentados por líderes religiosos no México e na Colômbia devido ao crime organizado, além de um monitoramento internacional intensificado na Nicarágua e em Cuba. No ranking, México (30º), Nicarágua (32º) e Colômbia (47º) caíram uma ou duas posições. Já Cuba passou do 26º lugar em 2025 para o 24º nesta edição.

(Foto: Reprodução)
Imagem mapa top 50 — Em cada 7 cristãos, um é perseguido no mundo. (Foto: Portas Abertas)

Anualmente, a Portas Abertas realiza uma pesquisa que avalia os níveis de pressão e violência enfrentados por cristãos pelo simples fato de seguirem a Jesus, a fim de levar ajuda de maneira estratégica e eficaz.

Desta pesquisa nasce a Lista Mundial da Perseguição e o Mapa com os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos. Neste link, você tem acesso ao mapa e a informações sobre os países da LMP26.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/cresce-para-388-milhoes-o-numero-de-cristaos-perseguidos-no-mundo-diz-portas-abertas.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes